Friday, December 21, 2007

Swazi em vésperas de Natal

Um Natal longe dos nossos mais queridos necessita de uma compensação... viajar e conhecer coisas novas!

Os Nhonhos, a Andreia e a sua mamã foram conhecer o norte e noroeste do pequeno país do povo Swazi! Alojados no meio de campos de cana de açúcar, conhecemos Manzini e Mbabane (capital da Suazilândia), Malkerns Valley, Piggs Peak, Mantenga Cultural Village e a fábrica do vidro!

Que grande fds.....

Saturday, December 1, 2007

Blyde River Canyon

Blyde River Canyon é o terceiro maior do mundo e uma das maravilhas naturais da África do Sul. Possui uma área de reserva natural de mais de 25 000 ha, com uma vegetação luxuriante e um rico ecossistema.

Foi esta beleza ímpar que fomos descobrir, num belo fim-de-semana, com os nhonhos Singles e Vânia, com muita gargalhada à mistura e aventuras por arranjar lugar para pernoitar!!!!

Informações Blyde River

Tuesday, November 20, 2007

Pois é…

Há muito tempo que não dávamos notícias, não é? Pois preparem-se porque hoje vamo-nos redimir…

Thursday, October 11, 2007

KIWI

KIWI

Esta verdadeira obra-prima de Dony Permedi ganhou o prémio do You Tube video awards na categoria de Most adorable.

Ao ver este vídeo pensem nas palavras de Rómulo de Carvalho

“O Sonho comanda a vida”


A única coisa que eu desejo para o nosso amigo KIWI, é que no fundo da ravina exista um grande lago, para que ele não tenha que morrer para realizar o seu sonho…

Mas da maneira como ele chorou, penso que lago não havia…Morreu feliz.

Jo'burg with Big Foot





Este fim-de-semana aproveitámos o facto do nosso amigo Patas (Big Foot) estar em Jo’burg, e lá fomos nós respirar um pouco de civilização numa das cidades mais perigosas do mundo.

Adoramos o fim-de-semana na excelente companhia do Patas e da Anneline, que foram excelentes anfitriões e nos deram a conhecer este estranho mundo contrastes chamado Joanesburgo.

De todo este Melting Pot de pessoas e emoções algumas palavras irão me ficar a ruminar na minha mente sempre que penso em Jo’burg:

Apartheid museum, Hillbrow e CBD; Umbodja, Leões





Apartheid museum

Adoramos a visita a um dos museus mais espectaculares que eu alguma vez já vi. Digo isto, porque o museu possui uma carga psicológica muito densa e forte, já que retrata um conjunto de acontecimentos tão negativos e tão recentes.
Para começar, foi-nos atribuído à entrada um cartão que nos classificava entre “whites” e “non whites”, pois o museu tinha portas separadas de acordo com a nossa raça (com o objectivo de chocar).
Esta tarde bem passada, ajudou-me imenso a perceber a complicada história deste país de milhares de raças e povos, toda esta rivalidade entre africanâas (povo Bôeur originário da Europa que colonizou a Africa do Sul no (AS) século XVII e que adquiriu uma cultura muito própria, ao ponto de criarem uma língua muito própria e estranha que é uma mistura Holandês, Dialectos locais e Alemão) e ingleses, o nascimento do espírito nacionalista, a forma como apartheid nasceu, a violência que ele gerou nas décadas de 70 e 80 e finalmente o difícil caminho para a paz e reconciliação, que muito deve a esse grande homem que é Nelson Mandela.
No fim da visita só consegui ter um comentário: Com este passado tão recente de ódio e violência, consigo compreender a violência e o ódio que ainda hoje se vive. Depois do que vi, admiro muito os progressos que a AS tem feito.
Não nos podemos esquecer que tudo isto foi há muito pouco tempo, e todas as pessoas adultas de AS viveram todo este clima de terror na pele.

O meu único desejo para a AS é que não invertam demasiado o Apartheid (através do Black empowerment) ao ponto de fomentar novos ódios com novas justificações mas com a mesma violência.


Hillbrow e CBD
Como Europeu e cidadão de uma democracia Ocidental, faz-me confusão como é que o antigo centro financeiro da cidade (CBD – Central Business District e HillBrow) é uma zona completamente proibida (especialmente para brancos).
A probabilidade de quem lá passa ser assaltado (mesmo de carro), é muito grande pelo que praticamente ninguém passa lá.
É assustador ver ao longe enormes arranha-céus e saber que estão completamente desabitados pois as pessoas simplesmente deixaram de trabalhar lá e todas as empresas deslocaram-se para “ilhas” à volta de Joanesburgo.


Umbodja - the spirit of togetherness



Um excelente espectáculo de música e dança que retratou de forma contagiante a evolução da música, da dança e do espírito africano desde o tempo das tribos Zulus com as suas danças extremamente agressivas e guerreiras até aos dias de hoje.
Adorámos.

“They dance like demons, sing like angels & drum like magicians possessed”

in daily telegraph, London










Leões

Fomos visitar um pequeno parque de leões, onde entramos de carro no parque onde os leões estão a tomar o seu almocinho.Palavras para quê… Lets look at the trailer


Your skin is very white, you should put the cream nº.5


O gajo não estava a gostar muito da companhia


Já só conseguimos apanhar o orgasmo final

Friday, September 28, 2007

Djamba, de volta às origens



Fim-de-semana no Bilene, com os nossos meninos e parte da família moçambicana, o Singles e a Vânia! Belíssima companhia, ninos!
O Djambinha veio redescobrir a sua terra natal e servir de anfitrião da Matolona! Adoro os meus lindos!

Memórias de um menino soldado, por Ishmael Beah

"Durante o dia, em vez de jogar à bola no largo, revezei os meus companheiros nos posto de vigia em redor na aldeia, a fumar marijuana e a snifar brown brown, cocaína misturada com pólvora(...) davam-me imensa energia. (...) à noite víamos filmes de guerra. Todos queríamos ser como o Rambo; mal podíamos esperar para pôr em prática as suas técnicas. Continuámos a experimentar matar prisioneiros como o tenente fizera. Devíamos cortar-lhes as gargantas... segurávamos as baionetas na mão e tínhamos de olhar para a cara dos prisioneiros quando os matássemos. Não senti nada...agarrei na cabeça do homem e cortei-lhe o pescoço com um movimento fluído. A maçã-de-adão cedeu à lâmina... o tipo revirou os olhos. Deixei-o cair no chão e limpei a baioneta na roupa dele. Deixara de sentir piedade. A minha infância passara sem eu dar por isso e parecia que o meu coração se empedernira. Sabia que os dias e as noites chegavam e partiam... mas não fazia ideia se era domingo ou sexta-feira. Na minha cabeça a minha vida era normal. Tinha 15 anos."

in Uma Longa Caminhada, Ishmael Beah

Anos 90 na Serra Leoa...uma história de crianças traumatizadas e drogadas tornadas soldados de eleição, incentivadas a devastar tudo e a matar todos.
As estimativas actuais (UE/ONU) falam da existência de cerca de 300 000 meninos-soldados no mundo. A idade média de recrutamento das crianças-soldados situa-se em redor dos dez anos.



É perante este testemunho violento e destroçador que percebo o verdadeiro valor da paz e da liberdade...
Estes meninos podem ter muitas carências...mas, felizmente, é-lhes dada a liberdade para brincar na praia e gozar o sossego da paz.

Friday, September 14, 2007

Vida em África




Comecei este post com um pseudo vídeo incompreensível, apenas para vos aguçar a curiosidade. Antes de lerem mais, tentem adivinhar o que é que se está a passar…

Já tentaram??? Já desistiram???

Pronto. Vou descrever o que se está a passar nesta cena, para se poderem aperceber como um dia de trabalho em África pode ser totalmente diferente de um dia de trabalho na Europa.

Como alguns de vós saberão, uma das empresas sob a minha responsabilidade, centra a sua actividade no sector agrícola e uma das minhas últimas batalhas foi conseguir obter novas terras de modo a aumentar a área de cultivo.

Se eu tivesse na Europa, procurava numa agência imobiliária, ou nos classificados de um jornal, propriedades para vender. Contudo, aqui em Moçambique a terra não se vende…Aqui a terra é cedida pelo estado. E para que a mesma seja cedida, é necessário percorrer, todo um processo um pouco moroso e complexo que por vezes envolve algumas etapas caricatas, tal como a que podemos ver neste vídeo.

Um dos pontos fundamentais é conseguir a aprovação das populações das aldeias vizinhas. Para tal, o régulo (nome pelo qual é tratado o líder da aldeia), ordenou que se reunisse uma assembleia na aldeia, na qual eu fui quase que julgado em hasta pública. Lá tive eu que mostrar os meus argumentos (mais emprego, mais desenvolvimento para a aldeia, etc.) através de um tradutor (já que grande parte da população apenas fala o dialecto local Changane) e após uma breve discussão interna desta assembleia local, o meu pedido foi aprovado.

O passo seguinte, que podemos ver no vídeo, foi o mais engraçado. A terra, antes de ser entregue ao novo "proprietário" tem que ser abençoada. Para que o régulo processasse a sua reza, tive que trazer uma galinha e um garrafão de cinco litros de vinho. O vinho foi despejado na terra (apenas uma pequena parte claro está) e arrancaram duas penas à galinha que foram imediatamente espetadas na terra (esta é a parte que eu tentei filmar com o telemóvel, mas a única coisa que ficou perceptível foram os gritos da galinha quando lhe arrancaram as penas).

Explicação da reza: Em África os mortos ainda são enterrados perto do sítio onde as pessoas viveram. O objectivo desta reza é então saciar (com comida e vinho) as almas das pessoas que foram enterradas naquele terreno, de modo a que fiquem em paz comigo. Assim, a população garantiu-me que todas as culturas que eu fizer nesta terra irão ser prósperas, pois os verdadeiros donos da mesma estão em paz comigo. Vamos esperar para ver…

Vi... Ouvi... Partilhei...

Queria apenas partilhar convosco bom fotojornalismo de origem Russa: Sergey Maximishin, um nome a recordar

Façam uma Viagem em maximishin.com por todas os paradoxos desse país tão peculiar chamado Russia.

Thursday, September 13, 2007

Ilha dos amores- Património da Humanidade

Foram 3 dias inesquecíveis. Chegados a Nampula na sexta-feira, ficámos fascinados com as pedras gigantes que nos acompanharam na nossa viagem até à Ilha de Moçambique.Foram 3 horas de chapa para alcançarmos o paraíso...
O sensacionalismo da arquitectura das casas, casarões, igrejas, casarios palacianos, hospitais e mesquitas contrasta com o abandono e o vazio! Esta ilha que outrora foi capital administrativa do país, guarda silenciosamente os segredos de um império em busca da riqueza das especiarias.
Diz a lenda que Vasco da Gama, quando avistou a ilha e travou contacto com os 3 árabes que a povoam, achou por bem dar a esta terra quente o nome de Moçambique. Bique, Al e Moss simbolizam esta mistura de culturas que torna este lugar único. Os sabores, cheiros, ritos e religiões da Índia misturam-se com o que há de mais português no mundo. Não deixa de ser estranho esta miscelânea... entre territórios outrora evangelizados a ferro e fogo, co-habita o islamismo. O som das mesquitas, as especiarias na cozinha, os terraços e o ocre nas casas. Este é um lugar de encontros culturais e relações comerciais!
O Palácio do Governador conserva as mobílias de estilo indo-português, os tapetes de Arraiolos, as porcelanas "cavalinho"...retratos de Luís de Camões, D.Sebastião e outros reis de Portugal...e tesouros vivos como foi o nosso guia turístico, antigo criado do último governador de Moçambique, nos tempos coloniais.
Os fantasmas destas paragens continuam a guardar o misticismo e a história desde lugar.

Monday, August 27, 2007

Ponta do Ouro

Mais um fim-de-semana de festa e todo-o-terreno! E com danças à mistura e Long Islands!!! :)
Só mesmo o tempo não esteve com tanta alegria...

Tuesday, August 21, 2007

Mais uns dias em contacto com a selva


Regressados a terras africanas, voltando ao trabalho e à família moçambicana fomos conhecer um pouco do norte do Kruger Park, onde tivemos a sorte fantástica de presenciar uma caçada de 3 leoas, para além de rinocerontes, elefantes, hienas, javalis, girafas, búfalos,chacais... para além de centenas de antílopes. Ahhh, e claro, 2 leões a... imaginem... não fazerem rigorosamente nada!

Saturday, July 21, 2007

Festa dos alunos em Laulane



Depois de mais de dois meses de interrupção "blogariana" (o que a visita à Santa Terrinha, mexe connosco!!!), quero partilhar convosco alguns momentos simpáticos que passei junto dos meus alunos no final do semestre passado. Brindou-se ao final das aulas, às férias, à ida a Portugal, à saúde, à boa disposição e à dança. Foi um dia engraçado com direito a champanhe e a um peixe "sapateiro" gigante que substituiu o bolo de festejo.
Um beijinho a todos de Kanimambo pelo acolhimento!

Sunday, June 10, 2007

Dia de Camões

Esta sexta-feira tivemos o prazer de ser recebidos na casa do Embaixador de Portugal, para comemorar o Dia de Camões e o dia do nosso pequeno grande país!
Foi uma recepção engraçada, alegrada por um conjunto de crianças cantando e declamando poemas de Camões! Muita gente...interessante! Deu para conhecer mais pessoas, trocar experiências e impressões!!!
Acho que precisei de vir viver para fora para compreender efectivamente o significado que tem este dia para todos nós, portugueses!!! Andamos sempre tão ocupados nas nossas vidinhas nos nossos problemas que só quando estamos bem longe... do nosso país compreendemos o verdadeiro sentimento de se ser Português!

Os 25 aninhos da Pipa

A nossa filhota...

Esta foi uma semana muito activa... pois a nossa Pipinha fez 25 aninhos! Fomos conhecer um novo restaurante de cozinha indiana... picante e cheia de cheiros!!! O único senão... foi o alcóol ingerido às escondidas... ai ai Pipa... o que fazemos por ti!!!

Pipa, Sónia "Furacão", eu e a Xana

Imitando o Djambinha e a Matola...

Wednesday, May 16, 2007

Apresentamo-vos os nossos dois mega cães.




























O primeiro é o grandioso Djamba, detentor de um estilo abichanado inconfundível. Este estilo foi desenvolvido aquando da sua estadia na casa do João e da Ana, onde conviveu dia e noite com uma gata... Conclusão, ainda hoje o Djamba adora brincar com gatos... Até os deixa comer do seu prato.
A segunda é a Matola (nome em homenagem ao sitio onde nasceu), arraçada de Boxer, detentora de umas mandíbulas assassinas prontas a retrassar qualquer infeliz tente saltar os muros da nossa casa... É filha de um psicopata assassino chamado REX (um Boxer puro), mas felizmente a nossa Matolinha saiu um bocado mais calma.

ATENÇÃO!!! A imagem que se segue contém cenas escaldantes em plena savana africana entre dois seres do sexo oposto (acho eu)

E é assim que a vida se multiplica em África... Não tem nada que saber.


Sunday, May 13, 2007

Compadres da Academia do Bacalhau

Depois da nomeação a comadre e compadre da academia do Bacalhau de Maputo... eis o chegado momento solene...

Somos oficialmente compadres do bacalhau (salvo seja)! E, ainda por cima, cá a menina recebeu o diploma de comadre das mãos do mestre Malangatana, ainda por cima com direito a declamação e a cantoria do pintor!! :)

Papis conhecem África Negra

Porque o bichinho de África toca a todos... os papis Lena e Tónica vieram conhecer a África Negra!
Foram 15 dias muito curtos, para as emoções que uma viagem destas promete! Muitas experiências, um mundo completamente novo, muitas emoções e sobretudo muitas saudades que ficam desta terra (não é mãe?) que desvenda a pouco e pouco os tesouros que esconde!

Mais do que a cor do mar, o quente do sol ou a cor da terra... há algo de inexplicável... que nos apaixona, não é papis????


Papi em pleno safari, no Kruger


Os 3 matando saudades, em Mtubatuba


Os 4 da vida airada... no Ushaka Marine World


A Baía de Durban...


As duas manas... felizes e juntas!


Bilene visto do mar

Matalana: berço de Malangatana

Já passaram algumas semanas desde o último post... pois estes últimos dias têm sido intensos... intensos em emoções, intensos em experiências, intensos em novidades...

Tivemos um agradável Domingo no Centro Cultural de Matalana, lugar-berço do grande pintor, ícone da pintura moçambicana, Malangatana!
Os Nhonhos e os amigos Inês e Sérgio partiram à descoberta do Festival Internacional de Música que, no meio do nada, nos surpreendeu com violinos, violoncelos, piano... e até Piazola! Apimentados com os ritmos africanos e os tons quentes do Gospel! Uma mistura engraçada! Apercebo-me cada vez mais do valor da música, que consegue chegar aos ouvidos mais distantes, derrubar fronteiras, contrariar teorias da linguagem, encurtar as distâncias que separam Norte e Sul, fome e fartura, alegria e tristeza...

Uma igreja cheia de ouvidos atentos aos sons clássicos tão diferentes dos sons africanos



Os passos do Gospel enchendo a sala de emoção e diversão

Sunday, April 8, 2007

Recebemos umas visitas muitos especiais em meados de Março: O meu Pai, meu irmão Hugo e o nosso amigo José Bogalho. Entre outros sítios, visitamos a Macaneta, onde o Bogalho e o meu irmão resolveram treinar uma dança Africana.

Palavras para quê...



Já não chega o problema das cheias, já não chega o desastre do tufão e todas as catástrofes naturais a que este país está sujeito... Já não chega tudo isso??? Então não é que estes militares e políticos ainda se encarregam de criar mais uns desastres para morrer mais umas dezenas de Moçambicanos...

Estávamos nós no bazar central (principal mercado de Maputo) a meio da tarde quando começamos a ouvir um barulhos estranhos que inicialmente pensávamos que era trovoada... A intensidade desses barulhos foi subindo até que houve um impacto tão forte que fez pressão nos ouvidos e no peito e que partiu vários vidros à nossa volta...
"Será chuva será trovoada, trovoada não é certamente e a chuva não bate assim... Fui ver era o Paiol de munições militares de Maputo a explodir" :)

Foi uma experiência um bocado assustadora... O medo foi geral... Todas aquelas explosões e rockets descontrolados instalaram o pânico em Maputo.

Resultado final: Cerca de 500 feridos e 100 mortos

Vejam só alguma fotografias do resultado final (nem todas as fotos são de nossa autoria).






Monday, March 5, 2007

Fim de semana na Inhaca


Depois de 2,5 horas de Nialete... os 4 pintainhos (Nhonhos, Andreia e João) chegaram à Inhaca e foram, desde logo, convidados a testar a temperatura da água!

Chegados a terra firme, fomos conhecer o Cocoloco, o nosso alojamento naquela noite, e depois partimos à conquista da Ilha dos Portugueses!!! A água é incrivelmente turquesa e a reserva ainda preserva as dunas e a flora da ilha!! Senti-me completamente relaxada!! A água não deveria estar a menos de 30º - uma verdadeira sopinha!!! Que delícia!!!

Nadei com estrelas-do-mar.... nunca imaginei que houvesse tantas :) - vermelhas, laranja e extraordinariamente lindas!!!! Amei!!! Ahhhh e até dão à costa sereias..... vejam pela foto, que beldades!!!



Bem, a casa dos Nhonhos recebeu visitas e prometeu festa!!! A Inês, os Sérgios e a Vânia vieram comer peixinho grelhado à la Otília... :)

Acho que foi bem apreciado!!! Viva a grande cozinheira Otília!

Tuesday, February 27, 2007

Olá Zongoene







Já faz duas semanas que fomos conhecer a fantástica praia do Zongoene... e ainda por cima tivemos companhia moçambicana!!
A Sónia e a Pipa foram partilhar connosco um fim-de-semana muito relaxante. Uma praia com uma extensão incrível, onde desagua o rio Limpopo... o que faz com que por vezes os golfinhos curiosos por conhecer os banhistas, queiram mostrar as suas habilidades... Infelizmente não foi o caso... mas tenho esperança que na próxima vez cause tal curiosidade.....

Tomámos o caminho Bilene-Zongoene, o que implicou atravessar aldeias e povoações, fazer uns quantos "adeus", subir caminhos íngremes, criando desafios à 4x4, ver paisagens que me fazem recordar o meu Alentejo (ai que saudades) e gozar de paisagens lindas, sob um sol escaldante.

Foi muito nice!!!

Sunday, February 25, 2007


Tenham medo... Tenham muito medo... Se andam à procura de emoções fortes, se adrenalina é o vosso apelido, então têm de conhecer o último grito em emoções fortes em Maputo... ANDAR DE CHAPA EM MAPUTO.

Friday, February 23, 2007

Consegui...............................:)

Esta foi a minha primeira semana...como professora! Está a ser uma experiência fantástica e muito especial. A capacidade de nos fazermos compreender pelos outros é um desafio tão grande como nós mesmos aprendermos...

Por outro lado, transmitir conceitos e ideias de temas relacionados com o senso comum (como acontece muito com a estratégia) numa realidade completamente diferente daquela em que crescemos... torna-se ainda mais desafiante!!! É muito desafiante lidar com o desconhecimento do que para nós é senso comum... o que é a Apple? o que faz a IBM? Conhecem a Chrysler? E a Google?

A realidade dos jovens moçambicanos e a realidade em que eu nasci vão-se tocando... aula a aula... assunto a assunto! Sinto que estou a aprender muito e que eles também!!! É uma troca muito mais profunda do que de conhecimentos... é uma troca de culturas, de maneiras de ver a vida...

Prometo que irei colocar aqui umas fotos da Faculdade...

Wednesday, February 21, 2007


O ouro está em toda a parte... porque o areal é extenso e as rochas que recebem os beijos do mar transparecem o doirado que o próprio ouro não consegue revelar!!!!

Eis a Ponta do Ouro! Sublime! Acreditem...


Vejam-me só este autentico tanque de guerra visto por dentro.

O fim de semana promete... Transporte já temos. Com este de certeza que não ficamos pelo caminho.