Tuesday, March 18, 2008

T.I.A. (This is Africa) - para não nos esquecermos que estamos em Africa

De tempos a tempos acontecem situações destas para nos lembrar que em Africa por vezes se esquece do verdadeiro valor da vida.


Sexta-feira dia 15 de Março uma missão católica portuguesa no norte de Moçambique foi alvo de um assalto, onde o padre João Gonçalves foi catanado quase até a morte.

"Nessa noite, o guarda sentiu-os lá em cima no terraço. Foi lá e foi apanhado por um bandido. Não sei se era um ou se eram mais. Foi agarrado e estava lá a lamuriar. Eu não tive coragem de o deixar sozinho e fui acudir, mas não acudi nada", começa por relatar o padre da missão da Boa Nova em Chiúre, na província de Cabo Delgado (norte de Moçambique).

De aspecto frágil e contendo as lágrimas, João Gonçalves prossegue:

"Ainda senti lá o cabo de uma catana no chão, fui a puxar por ela, mas também não via nada, não tinha luz. Deram-me vários golpes, incluindo na cabeça, no olho esquerdo - a vista que eu tinha foi-se embora, não vejo nada - e nos braços. Vá lá que só me `catanou` dos cotovelos para baixo. Os braços para cima estão mais ou menos bons".

T.I.A.
(para perceberem melhor o conceito de T.I.A. aconselho a verem o filme Blood Diamond)

No comments: